Vou contratar um crédito para comprar a minha futura casa. Comecei por fazer pesquisa em vários bancos e em todos me foi dito que tinha de contratar dois seguros: o seguro de vida habitação e o seguro multirriscos habitação. É mesmo necessário fazê-lo?
Todos os bancos ou instituições de crédito referem aos futuros clientes de crédito à habitação essa obrigatoriedade de contratar os seguros de vida habitação e multi-riscos habitação. O seguro de vida tem como principal finalidade proteger os titulares do crédito habitação e a sua família em caso de morte ou invalidez, mas não é um seguro obrigatório por lei. No entanto, no crédito à habitação a lei prevê que, como reforço da garantia, ou seja da hipoteca, a instituição de crédito possa solicitar a sua contratação. Portanto, este seguro evita a possibilidade de perda da habitação por morte ou invalidez de um dos elementos do agregado, garantindo a liquidação da dívida ao banco, acautelando o equilíbrio financeiro das famílias. Neste caso, o capital seguro deve corresponder ao capital em dívida no banco. As seguradoras são obrigadas a actualizar o capital do seguro com a mesma periodicidade da amortização do crédito (regra geral, mensalmente).
Já tenho um crédito habitação. Quais as possibilidades restantes?
Se já tens um empréstimo e queres verificar se compensa transferir o seguro de vida para uma outra seguradora deves começar por perguntar ao banco qual o efeito da mudança. Tudo depende do contrato que assinaste e caso este passe por um aumento do spread, pede o novo valor e uma simulação da nova prestação. Atenção: o banco só pode agravar o spread se no contrato estiver prevista essa possibilidade.
Quais as minhas obrigações?
Quando se compra um imóvel em regime de propriedade horizontal, os compradores são obrigados por lei a contratar um seguro de incêndio, para proteger a casa de eventuais danos causados pelo incêndio. Assim, por norma o banco exige a contratação do seguro multi-riscos, que é um seguro mais abrangente, incluindo coberturas para outras catástrofes, além do incêndio, como sejam inundações, roubo, aluimento de terras e tempestades.
O que devo analisar antes de decidir?
Antes de decidires avançar para a contratação desses seguros tem em consideração:
- Quais as coberturas;
- Quais as exclusões;
- As franquias, se existirem;
- Qual o capital seguro;
- Qual o valor do prémio.
Conselho de amigo!
Para teres a certeza que escolhes o melhor seguro de vida e o melhor seguro multi-riscos deverás sempre fazer várias simulações. Lembra-te que o principal objectivo da contratação destes seguros é garantir maior protecção e segurança a ti e à tua família no caso de ocorrer algum imprevisto.
A Blue Acres® sugere consideração a este artigo, que é da responsabilidade dos respectivos editores (texto e imagem).
A Silver Coast, Costa de Prata, Oeste de Portugal famosa pelas praias de Peniche, Baleal, Foz do Arelho, entre outras, conhecidas pela prática de desportos como surf, kitesurf, windsurf, jet ski e ainda as actividades de mergulho, pesca desportiva, pesca submarina, etc. A acrescentar, o belíssimo arquipélago das Ilhas Berlengas, Estelas e Farilhões que, desde 30 de Junho de 2011 foi considerada Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO, tornando-se Reserva Natural das Berlengas. Também de salientar a beleza pré-histórica do Castelo de Óbidos, a dinâmica diária do mercado da “Praça da Fruta” de Caldas da Rainha e a Lagoa de Óbidos, influente e marcante na ecologia local. Lembre-se que a Blue Acres® media a compra e venda de propriedades nesta região. Moradias, apartamentos, terrenos, prédios, etc.
Caso o imóvel que procura não se encontre listado neste site, não hesite em contactar-nos: T. 917 440 326 | [email protected]