Podem dar-me alguns conselhos para refrescar a casa?
Nada como fechar portas e correr os estores, persianas ou portadas durante o período de sol forte. Poderás optar por colocar plantas altas perto das janelas, pois também ajudam a criar sombra. Com estes gestos, vais poupar cerca de 30% de energia.
Arejar a casa é fundamental
À noite, sugerimos que abras as janelas opostas para criar correntes de ar e refrescar o interior da casa. Ao arrefecer as paredes, a casa resiste melhor às elevadas temperaturas durante o dia. Se possível, e para conseguires a renovação de ar necessária em todas as divisões, repete a operação várias vezes ao dia, em períodos de menos calor.
Combinações que resultam
O ideal é combinar arejamento intensivo periódico com técnicas de ventilação. O ar deve entrar através das divisões principais (quartos e salas) e sair pelas de serviço (cozinha e casa de banho). A comunicação também é feita por debaixo das portas ou através de grelhas, portanto não bloqueies a passagem com tapetes.
Quando o calor aperta
Nas horas mais quentes, foge de tarefas que produzam calor e vapor, como seja cozinhar, passar a ferro, fumar e utilizar pinturas ou colas. Evita ligar muitos aparelhos em simultâneo, como lâmpadas, televisores e computadores.
Investimento a longo prazo
Mas se estas dicas não conseguirem fazer face ao verão, poderás investir em equipamentos (aparelhos de ar condicionado, ventoinhas ou ventiladores.). Numa perspectiva futura e de acordo com o orçamento disponível, sugerimos-te ainda algumas mudanças mais estruturais, como por exemplo intervenções ao nível da construção.
E ainda outros truques
Podes melhorar a ventilação com aberturas nas caixas dos estores. Opta por modelos autorreguláveis, cujas lâminas abrem e fecham mediante a velocidade do vento. Podes ainda colocar extratores nas janelas da cozinha, chaminé do fogão e casa de banho, ou no caso se ser um prédio opta por um extrator (girândola) no final da conduta. Mas precisas do acordo dos vizinhos.
A Blue Acres® sugere consideração a este artigo, que é da responsabilidade dos respectivos editores (texto e imagem).
A Silver Coast, Costa de Prata, Oeste de Portugal famosa pelas praias de Peniche, Baleal, Foz do Arelho, entre outras, conhecidas pela prática de desportos como surf, kitesurf, windsurf, jet ski e ainda as actividades de mergulho, pesca desportiva, pesca submarina, etc. A acrescentar, o belíssimo arquipélago das Ilhas Berlengas, Estelas e Farilhões que, desde 30 de Junho de 2011 foi considerada Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO, tornando-se Reserva Natural das Berlengas. Também de salientar a beleza pré-histórica do Castelo de Óbidos, a dinâmica diária do mercado da “Praça da Fruta” de Caldas da Rainha e a Lagoa de Óbidos, influente e marcante na ecologia local. Lembre-se que a Blue Acres® media a compra e venda de propriedades nesta região. Moradias, apartamentos, terrenos, prédios, etc.
Caso o imóvel que procura não se encontre listado neste site, não hesite em contactar-nos: T. 917 440 326 | [email protected]