O sol é um elemento precioso que contribui não só para o bem-estar mental, mas para uma casa com ar mais desafogado e moderno.
Muitas são as casas que, naturalmente, recebem todos os dias banhos de sol que lhes acrescentam mais luz natural. Esta é uma vantagem preciosa para muitos proprietários, que não só conseguem usufruir de espaços mais luminosos, mas sobretudo de uma maior rentabilidade da sua energia, visto que, quanto mais iluminado for o imóvel, mais quente será a casa e menos luz e aquecimento necessitará de utilizar ao longo do dia.
No entanto, nem todos têm a sorte de ter uma casa com boa exposição solar, seja pela orientação do imóvel, a distribuição, alturas ou fatores externos como zonas mais cobertas e nebulosas. Mas este não tem de ser um impedimento para alcançar os espaços harmoniosos e elegantes que sempre desejou, visto que existem truques que darão à sua casa um ar luminoso e de graciosidade.
E se está a meio de um processo de compra de casa, ou pensa adquirir uma no futuro, lembre-se: uma orientação a sul é sempre mais propícia a maior exposição solar. Caso não disponha desta orientação geográfica, veja as dicas que o CASASAPO Notícias preparou para si!
1. Os revestimentos podem fazer milagresOpte por materiais de média-baixa absorção de água, com percentagens entre os 2% e os 6%, de forma a obter maior retenção do calor. Trata-se de cerâmicas que podem ser utilizadas nas paredes da sua casa ou no pavimento, com preferência pelas cores claras. Aposte em porcelanatos, grés vidrados ou ladrilhos cerâmicos, cujas propriedades são ótimas para evitar humidades e criar espaços mais secos.
Opte também por pavimentos brilhantes e acabamentos leves.
2. Janelas abertas e cortinas clarasQuer que o sol entre? Ora, uma janela aberta é o primeiro passo. No inverno e no outono é possível que não o consiga fazer, mas procure deixar a sua casa arejar nos meses mais quentes, mantendo sempre um espaço para deixar o ar entrar. E, para uma máxima absorção da claridade exterior, opte por cortinas claras, de tecidos leves. Vai ver imediatamente a diferença que fará nas suas divisões, uma vez que este tipo de material tende a refletir a luz e a tornar os seus espaços ainda mais luminosos.
Além disto, não se esqueça de manter os vidros das janelas limpos, visto que a sujidade tem também bastante influência na forma como a luz os atravessa.
3. Cores estratégicasO efeito de maior luminosidade só fica completo com uma paleta de cores adequada. Vai ver que objetos, móveis e paredes escuras não o permitirão obter os resultados desejados. Ao invés destas escolhas mais soturnas, opte pelos beges, brancos, azuis claros, cinzas ou qualquer cor de temperatura mais clara, como o amarelo ou o lilás.
Aposte em têxteis claros, de tecidos leves, e dê à sua casa uma transformação total. Estas cores, conjugadas com os materiais e os pavimentos, vão refletir toda a luz que sob elas incidir, provocando luminosidade natural.
4. Espelhos, claraboias e outras soluçõesUm espelho consegue a proeza de não só fazer os espaços parecerem maiores como refletir superfícies brilhantes. Ao apostar neste elemento, dará à sua casa um ar moderno, mas tenha atenção aos lugares onde faz a sua instalação, visto que é importante que fiquem estrategicamente voltados para as janelas ou para materiais polidos cuja reflexão se concretize em rasgos de luz.
As claraboias são outra alternativa, se for possível no seu imóvel a sua instalação. Seja em divisões mais pequenas ou que não tenham janelas, ao instalar uma claraboia, verá imediatamente a diferença.
Outra solução é ver-se livre de objetos que estejam a obstruir a luz natural. Identifique os obstáculos à luz e retire-os de modo a obter o máximo proveito do sol que irradia do exterior.
A Blue Acres® sugere consideração a este artigo, que é da responsabilidade dos respectivos editores (texto e imagem).
A Silver Coast, Costa de Prata, Oeste de Portugal famosa pelas praias de Peniche, Baleal, Foz do Arelho, entre outras, conhecidas pela prática de desportos como surf, kitesurf, windsurf, jet ski e ainda as actividades de mergulho, pesca desportiva, pesca submarina, etc. A acrescentar, o belíssimo arquipélago das Ilhas Berlengas, Estelas e Farilhões que, desde 30 de Junho de 2011 foi considerada Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO, tornando-se Reserva Natural das Berlengas. Também de salientar a beleza pré-histórica do Castelo de Óbidos, a dinâmica diária do mercado da “Praça da Fruta” de Caldas da Rainha e a Lagoa de Óbidos, influente e marcante na ecologia local. Lembre-se que a Blue Acres® media a compra e venda de propriedades nesta região. Moradias, apartamentos, terrenos, prédios, etc.
Caso o imóvel que procura não se encontre listado neste site, não hesite em contactar-nos: T. 917 440 326 | [email protected]