Sem comentários

Avaliação bancária à habitação sobe há seis anos consecutivos no Oeste

Valor mediano na região aproximou-se em outubro deste ano dos 950 euros por metro quadrado. Valor teve uma subida de 9,4% em relação ao mês homólogo do ano passado e 41,7% face a 2014

A pandemia não travou a subida dos preços da habitação na região, que em outubro deste ano atingiram um valor médio no Oeste de 945 euros por metro quadrado na mediana da avaliação bancária, segundo dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística.
Este valor corresponde a uma subida de 9,4% em relação ao mesmo mês do ano passado. Já em relação ao início do ano, o valor sofreu um crescimento de 4,2%.


O valor das habitações continua, assim, em crescimento contínuo desde 2014 e com poucos sinais de abrandamento. Após um período de quebra na avaliação bancária durante a crise que se instalou em 2008, o setor voltou aos valores apurados em 2011 – os dados mais antigos disponibilizados pelo INE – no ano passado. O crescimento verificado em plena crise pandémica eleva a valorização do imobiliário na região para 41,7% nestes últimos seis anos.
Ainda de acordo com os dados disponibilizados pelo INE (que incluem apenas alguns dos concelhos devido a questões de sigilo estatístico), Peniche é dos concelhos mais a norte do Oeste com o valor mediano da avaliação bancária mais elevado, em 974 euros por metro quadrado, mais 7,4% do que no mesmo mês de 2019. Caldas da Rainha, (914 euros), apresenta um crescimento de 8,4%). Já o concelho onde o valor mais cresce é Alcobaça (12%), para 879 euros.
A acompanhar estes valores estão igualmente os do arrendamento, que o INE iniciou publicação em 2018. Na região, o valor do metro quadrado atingiu no primeiro semestre deste ano uma média de 4,40 euros, com um crescimento de 16,2% nos últimos dois anos. Peniche (4,50 euros) e Óbidos (4,47 euros), foram os concelhos onde o valor mais subiu. Neste último o valor é mesmo 39,7% superior ao do primeiro semestre de 2018.
Nas Caldas da Rainha, o valor médio do metro quadrado no arrendamento foi de 4,42 euros, com um crescimento de 16,3%.

Blue Acres® sugere consideração a este artigo, que é da responsabilidade dos respectivos editores (texto e imagem).

Silver CoastCosta de PrataOeste de Portugal famosa pelas praias de PenicheBaleal, Foz do Arelho, entre outras, conhecidas pela prática de desportos como surfkitesurfwindsurfjet ski e ainda as actividades de mergulhopesca desportivapesca submarina, etc. A acrescentar, o belíssimo arquipélago das Ilhas BerlengasEstelas e Farilhões que, desde 30 de Junho de 2011 foi considerada Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO, tornando-se Reserva Natural das Berlengas. Também de salientar a beleza pré-histórica do Castelo de Óbidos, a dinâmica diária do mercado da “Praça da Fruta” de Caldas da Rainha e a Lagoa de Óbidos, influente e marcante na ecologia local. Lembre-se que a Blue Acres® media a compra e venda de propriedades nesta região. Moradiasapartamentosterrenosprédios, etc.

Caso o imóvel que procura não se encontre listado neste site, não hesite em contactar-nos: T. 917 440 326 | [email protected]